sexta-feira, 23 de abril de 2010

Desafio Dança - TJR 2010

Desafio DANÇA 2010 – TJR 2010
Adaptação por Luís Rogério da Silva
As regras oficiais para RoboCupJunior evento de dança de 2010 serão adotadas com adaptação para o Torneio Juvenil de Robótica. Podem ser observadas as regras da RCJ na íntegra in: http://rcj.robocup.org/rcj2010/dance_2010.pdf




Dança:
As equipes devem criar uma performance em que um ou mais robôs
atuem com humanos com música durante o período de no mínimo 1 min e no máximo 2 min.
Como dança é compreendida toda a atuação de dança, propriamente dita ou cenografia (performance teatral)

Descrições:.
Dança, propriamente dita, é um espetáculo construído em associação direta com a música. Portanto, a sincronia de movimentos e sons é o atributo essencial da peça.

Cenografia corresponde a um desempenho em que a música contribui para o aumento da expressividade da atuação de robôs e humanos, acrescentando-lhe ou aprofundando significado, expandindo a carga semântica do espetáculo. Portanto, o enredo da trama (existe uma narração) apresentado por robôs e humanos é fundamental para este tipo de peça.

Premissa Básica do Desafio no TJR:
Este desafio tem foco no público, deve, por isso, buscar na esfera de atuação do espetáculo a sua inspiração de desenvolvimento de projeto.

Avaliação:
Conforme foi descrito na Premissa Básica, a avaliação deste desafio cuida, principalmente, da capacidade de entretenimento do projeto __ responsável pela pontuação artística __ e, em segunda instância, da qualidade técnica oferecida __ responsável pela pontuação técnica.
Apesar desses dois tópicos contarem com o mesmo peso na pontuação final, o critério de desempate é o resultado da pontuação artística


Arena de Atuação.

1. Tamanho.
1.1. O tamanho da área de atuação será marcada uma área quadrada de 4 x 4 m para robôs e humanos.

2. Restrições de Atuação na Arena
2.1. Nenhum componente da equipe de apresentação poderá se colocar fora ou dentro deste espaço durante a apresentação.
2.2. Elementos da equipe que façam parte de controle de música ou iluminação não poderão estar dentro da arena.
2.3. Nenhum processo de controle de movimentos deve ser registrado após o início da apresentação. Os robôs devem ser ligados com um processo de retardo para o seu início de atuação, de forma que estejam prontos a agir no começo efetivo do espetáculo.
2.4. A altura máxima para qualquer atuação é 3 m a partir da base da arena.
2. 5. O piso da arena é claro, não necessariamente branco, e pode ser revestido com material removível para a atuação de uma equipe que queira atuar sobre uma base de cenário própria.
2. 6. Não cabe à organização o ajuste do piso para a apresentação.
2. 7. A área disponibilizada para a apresentação é o centro de um salão com, aproximadamente, 60 m2 , formando um evento típico dos teatros de arena, pois público poderá estar distribuído ao redor de toda a arena de apresentação.
2. 8. A música, o cenário e a iluminação são de responsabilidade da equipe.
2. 9. A organização se responsabilizará por equipamentos e reprodução de música, datashow e tela móvel, quando tais equipamentos forem requisitados com até 5 dias antes do evento.
2. 10. O limite da área de atuação será marcada com um negro 50 milímetros
linha de fita, rodeado por uma linha de 20 milímetros de fita vermelha. Isso permitirá que a programação a ser utilizada para identificar de que lado da fronteira um robô se encontra.
2. 11.O piso de base pode apresentar irregularidades de até 5 mm na superfície do piso.
2. 12. A arena será disponibilizada na parte da manhã para as equipes preparar o seu aquecimento e últimos ajustes, a partir de uma lista de reserva elaborada até o dia 11/06.
2.13. É recomendável que as equipes projetem os seus robôs para lidar com as variações nas condições de iluminação.

Robôs.
1. Tamanho.
1.2. Os robôs podem ser de qualquer tamanho que esteja dentro dos limites da arena.

Equipes.
1. Número de Componentes Robóticos:
1.1. Pode haver qualquer número de robôs em uma equipe.
2. Número de Humanos:
2. 1. A apresentação só poderá contar com até 4 pessoas
2. 2. O número total de integrantes da equipe é ilimitado, ficando, portanto, os demais componentes que não estejam incumbidos da apresentação com outras responsabilidades no projeto.
2.3. Faz parte do entendimento de equipe a rotina desenvolvida para o espetáculo, não sendo possível, portanto, a alteração sobre ela que não sejam de ajustes. Os juízes devem ser consultados se houver alguma dúvida sobre modificações de desempenho.

Controle.
1. Os robôs devem ser controlados de forma autônoma. Os robôs também podem ser "Wirefree" na medida em que seja conectado a um computador ou dispositivo de gestão, incluindo fontes de energia, durante a execução.
2. Nenhum membro da equipe pode fazer contato físico com o robô enquanto ele
realiza a sua performance.
2.. Robôs podem ser iniciadas por seres humanos, manualmente ou com controle remoto antes do início efetivo do espectáculo.

Costumes.
1. Trajes para robôs e artistas humanos fazem parte da avaliação.

Programação
1. Cada equipe terá de apresentá-la durante de 5 minutos para a banca, num espaço público destinado à entrevista.

Entrevista
1. Será destinada uma sala aberta ao público para que sejam realizadas as entrevistas durante período da manhã.
2. Sob hipótese alguma o público, o que inclui mentores e responsáveis, poderá intervir na entrevista de uma equipe, sob risco de sanções.

Apresentação
1. A duração da apresentação, da sua preparação em palco e desmontagem não poderá ocupar mais do que 5 minutos.
1.1.. Se uma equipe ultrapassar o prazo estipulado será penalizada com perda de 10% de sua pontuação. ATENÇÃO: Os juízes dão início à contagem de tempo total no momento que um membro da equipe der o primeiro passo no palco. para o prazo e encerram a contagem quando a arena estiver totalmente liberada. O tempo da música será a garantia do cumprimento do praz a apresentação propriamente dita.

Procedimentos Básicos
1 Cada equipe deve plenamente limpar o palco, arrumar e remover qualquer objeto relacionado ao seu desempenho.desempenho.

Música.
1. As equipes devem fornecer sua própria fonte de áudio (música) em um disco compacto (CD-R ou CDRW) na faixa de áudio ou arquivos MP3. Você deve enviar um (e apenas um!) Arquivo ou faixa de áudio para toda a rotina. A música deve ser dada aos técnicos de som durante a prática de uma equipe. ATENÇÃO:As equipes são encorajadas a trazer mais de duas cópias do CD..
2. A música deve começar no início da fonte de áudio (música), depois de um silêncio
líder de alguns segundos.
3. A música deve ser claramente identificadas com o nome da equipe.

Seres humanos.
1. No mínimo, um humano deverá estar presente na arena durante à apresentação. Os membros da equipe que forem realizar a apresentação serão considerados como integrantes do espetáculo.
2. Nenhum membro da equipe pode fazer contato físico com o robô enquanto ele participa da apresentação propriamente dita.

Início da Apresentação Propriamente Dita.
1. O primeiro acorde da música indica o pricípio da apresentação.

Finalização da Apresentação Propriamente Dita
1. O último acorde da música indica o fim da apresentação.

Interrupções
1. Não serão permitidas quaisquer interrupções. As falhas devem ser conduzidas como se fossem improvisações.

Cuidados Básicos
1. Qualquer situação que possa ser considerada perigosa, incluindo o
possibilidade de danificar as dependências ou causar lesões em pessoas, não poderá ser realizada. ATENÇÃO: Isto inclui os cuidados com as fontes de eletricidade.

Comunicação entre robôs
1 Durante a performance, qualquer tipo de robô no palco pode se comunicar com outro robô, contanto que, a fonte de comunicação seja infravermelho
(IR), ultra-som ou Bluetooth. ATENÇÂO: É da responsabilidade das equipes o cuidado para que seus
comunicação não interfiram com os robôs outras equipes

Fichas de Pontuação
1. Serão divulgadas a parte deste texto.

Originalidade
1. A falta de originalidade da apresentação acarretará a perda de 20% da pontuação total.

Banca
1. A banca será composta por 3 juízes.
2. Os juízes não têm estreita relação com qualquer das equipes.

Prêmios
1. Serão atribuídos prêmios a uma melhor equipe de cada categoria. Um prêmio especial poderá ser atribuído para um excelente desempenho num dos quesitos da ficha de avaliação, conforme entendimento da banca.
2 Os quesitos de avaliação são:
Programação;
Construção;
Emprego de sensores;
Coreografia;
Costume
Valor de entretenimento.

Comportamento
1. Os participantes que se comportarem mal, frente ao que prega a missão do TJR, serão convidados a sair do prédio..
2. Mentores
2.1. Mentores (professores, pais, acompanhantes e outros membros da equipe adulta) não são permitidos
na área de trabalho do aluno, exceto para ajudar carregar o equipamento dentro ou fora da área. ATENÇÃO: Se for encontrado algum problema com um computador ou outro dispositivo que está claramente além da habilidade do aluno para reparar, um mentor pode solicitar a permissão dos organizadores para entrar na área de trabalho com a finalidade exclusiva de atender a essa reparação Mentores não podem, de forma alguma, reparar esses equipamentos no palco.

Comunicação
1. As equipes serão responsáveis por verificar as informações atualizadas durante o evento.

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