quinta-feira, 22 de abril de 2010

Desafio Livre - TJR 2010


fotografias de MACEDO, Márcia R. T. e SANTOS, Vânia M. C. in: http://www.educacional.com.br/downloadlivros/livro1/Tomo5b.pdf
DESAFIO LIVRE – PROJETOS EM ROBÓTICA
Proposta criada por Luís Rogério da Silva

I. Disposições Preliminares
1. Objetivo Geral do Desafio

Estimular a capacidade de obter uma solução ótima para atender um objetivo relevante

2. Objetivos Específicos do Desafio

Permitir que os projetos intrínsecos do ambiente escolar cuja solução esteja relacionada com a robótica possam ser apreciados pela comunidade, aumentando a sua visibilidade e divulgando o conhecimento de que trata;
Mostrar a robótica como área de conhecimento interdisciplinar e a problemática a que atende como ambiente transdisciplinar;
Difundir os conceitos relevantes das melhores práticas de desenvolvimento de projetos.

3. Descrição do Escopo Válido

São escopos válidos:
Todos aqueles referentes às propostas de temática que empreguem, em sua essência, a robótica para a construção de seus produtos;
Todos aqueles referentes às propostas de temática que apresentem equipamentos robóticos, de automação ou de computação projetados e construídos pela equipe de alunos.

4. Descrição do Tempo de Apresentação

O tempo para a apresentação propriamente dita do projeto será de 20 min com 10 min para que sejam respondidas as perguntas da banca e do público.

5. Descrição dos Recursos Válidos

Os apetrechos robóticos poderão ser construídos com qualquer tipo de material, sucatas, kits encontrados no mercado ou construídos com produtos próprios para robótica, tais como os kits educacionais.

5. Descrição do Processo de Avaliação

Itens de Avaliação:

Relação Escopo, Prazo, Recursos e Qualidade:
Os membros da banca deverão dar de 0 a 10 pontos referentes à relação entre os parâmetros escopo, prazo de realização do projeto e os recursos empregados diante da qualidade verificável do resultado obtido com aquele esperado.
Dica: Espera-se que a equipe mostre que empregou prazo e recursos não mais que suficientes para a conclusão dos objetivos estabelecidos.

Desempenho Metodológico
Os membros da banca deverão dar de 0 a 10 pontos referentes ao desempenho metodológico: clareza de objetivos, clareza da compreensão dos conceitos científicos tecnológicos, capacidade de avaliação, com apresentação de processos da relação entre o resultado obtido e o esperado e demonstração de cumprimento de cronogramas, com eficiente divisão de etapas.

Documentação
Os membros da banca deverão dar de 0 a 10 pontos para o qualidade da documentação, valorizando sempre a riqueza de mídias, a qualidade do conteúdo e a profundidade das informações.

Relevância
Os membros da banca deverão dar de 0 a 10 pontos referentes à relevância do objetivo do projeto.
Dica: As equipes devem reservar espaço significativo da apresentação para justificar a escolha do objetivo principal d projeto.

Desempenho Técnico Exigido
Os membros da banca deverão dar de 0 a 10 pontos referentes ao nível de dificuldade técnica enfrentada para a realização do projeto

Criatividade Envolvida
Os membros da banca deverão dar de 0 a 10 pontos referentes à criatividade envolvida na escolha da temática e nas decisões relacionadas ao desenvolvimento do projeto.

Desempenho Colaborativo
Os membros da banca deverão dar de 0 a 10 pontos referentes ao desempenho colaborativo exigido pelo projeto para a sua execução (ver o conceito de PEC).

Processos de Comunicação Utilizados
Os membros da banca deverão dar de 0 a 10 pontos referentes aos meios de comunicação escolhidos para a divulgação interna e externa do projeto.
Dica: Serão valorizadas as plataformas de comunicação do projeto e seus produtos.

6. Descrição do Processo de Resultado

A pontuação desse desafio do torneio é obtida pelo total das pontuações de todos os itens, somados todos os jurados da banca, que serão no mínimo dois professores da organização.

Em ambas as categorias Primário e Secundário, os prêmios serão atribuídos às equipes individuais que obtiverem a maior pontuação.

Consideradas ambas as competições Primário e Secundário, um prêmio será concedido à equipe com a melhor apresentação no computo global.

7. Referências Bibliográficas à Disposição na Internet:
VILHETE, João Viegas d'Abreu. Desenvolvimento de Projetos em Parceria Professora - Aluno na Oficina de Robótica Pedagógica.
in: http://www.c5.cl/ieinvestiga/actas/ribie98/236.html
MARCUSO, BRITO, TELES. A Tecnologia Transformando a Educação - Casos de Aplicação. Brasil. São Paulo. Ed. Aquino. 2006
BABI, Fernando C..Os Sete Passos do Gerenciamento de Projetos. Disponível na web: http://www.microsoft.com/brasil/msdn/tecnologias/carreira/gerencprojetos.mspx. Acesso em 01/05/2010.

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